16 de ago. de 2010

PIXIES - DEATH TO THE PIXIES (1997)



Você pode estar prestes a assistir ao vivo em SP a banda que, talvez, reproduza a melhor definição para o rótulo GUITAR BAND.
Os Pixies são conhecidos por aqui através da balada Here Comes Your Man, insistentemente tocada nas rádios, mas seu legado é muito mais importante para a música do que essa balada radiofônica.
Eles são de Boston, Massachussetts. Bacana, como quase tudo que vem de Boston (vide Mission Of Burma, Dinosaur Jr, Galaxie 500, Luna, Sebadoh, Morphine, Buffalo Tom, etc), a banda ganhou destaque logo ao ser formada, em 85. Charles Thompson (vocal e guitarras)e Joey Santiago (guitarras) eram colegas de quarto numa república enquanto estavam na faculdade. Thompson, também conhecido como Black Francis, já compunha algumas cançoes de teor bizarro, sobre OVNIs, incestos, violência, psicoses e outros tipos de bizarrices. Seu som era influenciado pelo punk e pela surf music. Ele e Joey resolveram recrutar uma banda através de classificados (antigamente tão comuns para esse propósito), e apareceu "Ms. John Murphy", também conhecida como Kim Deal (baixo e vocais), que trouxe o amigo Dave Lovering (batera) e logo foramram o Pixies.
Com as composições já prontas, fizeram uma demo de muita repercussão na mídia local (conhecida como "Purple Tape"). Logo foram contratados pela gravadora 4AD e lá gravaram sua estréia, o EP Come On Pilligrim, lançado em 87, um petardo guitarrístico de 8 canções. A partir daí, o resto é história.
Pra se ter uma idéia, o primeiro álbum cheio deles foi produzido pelo (na época já esquisito) Steve Albini, aquele que é dono do Shellac e que também é conhecido por ter produzido o In utero, do Nirvana (por sinal, outra cria dos Pixies). Ainda no link Pixies-Nirvana, é possível incluir o Foo Fighters! Gil Norton, O cara que produziu The Colour And The Shape do FF também foi responsável pela produção dos Pixies nos álbuns Doolitle (89), Bossanova (90) e o derradeiro Trompe le Monde (91).
A estrutura tão copiada de musicas calmas, com refrões gritados e barulhentos, que voltam para a estrofe calma são frutos das composições dessa incrível banda.
No Brasil, lembro-me de ter visto vinis do álbum Trompe Le Monde, mas acredito que o primeiro lançamento em CD foi via Natasha Records, que soltou por aqui a coletânea Death To The Pixies, com um adesivão na capa dizendo que eram "A BANDA QUE INFLUENCIOU O NIRVANA". Depois, com a explosão do indie rock no final dos anos 90 e início dos 2000, todos os álbuns foram re-lançados por aqui e são fácilmente encontráveis em qualquer web-loja famosa.
Eles vieram ao Brasil em 2004, mas tocaram apenas para os felizardos do finado Curitiba Pop Festival. Agoram virão para SP, tocar em Itú (Itú????) no festival SWU (www.swu.com.br), junto com outros nomes não menos relevantes.
Mas não percam a oportunidade de ver ao vivo essa instituição do rock alternativo.
Vou colocar aqui um link para que vocês baixem essa coletânea da banda, ideal para aqueles que não conhecem o trabalho, mas é interessante ouvir tudo o que esses caras já fizeram, seja com os Pixies ou com seus trabalhos solos e bandas (Frank Black/The Breeders/The Catholics).
São músicos incríveis, musicas incrívis, ignoradas pela mídia mas amados por quem conhece. Eu acho impossível alguém que goste de rock não gostar de músicas como Bone Machine, Something Against You, Tame, Letter From Memphis, Broken Face, where Is My Mind?...
Enfim, ouça tudo o que você puder de Pixies.

Palavra do Senhor.

DOWNLOAD CD1

DOWNLOAD CD2

Nenhum comentário: