12 de ago. de 2010

Ramones e amigos

Gosto de Ramones pra caralho.
Lembro-me da primeira vez em que ouvi Ramones. Devia ter cerca de 8 ou 10 anos de idade, e um garoto da rua me emprestou o disco, e era o Rocket To Russia (na verdade ele não era da minha rua, mas namorava uma garota da minha rua e, pra me desbaratinar de perto deles, me trazia centenas de discos para ouvir, pois percebia que já naquela época eu era muito ligado em música).
Naquela época o Ramones tinha feito sua primeira turnê pelo Brasil, passando por São Paulo. Os jornais (leia-se "Notícias Populares") noticiavam a "violência dos punks" nos shows e nas ruas. E ouvindo o álbum não conseguia entender como um show dos Ramones poderia ser violento.
É claro que me tornei fã da banda, mas o acesso aos discos era muito difícil em 1988! Lembro-me do lançamento do filme Pet Sematary, com a música homônima dos Ramones como trilha. Lembro das notícias da segunda turnê dos Ramones em SP, quando um cara foi esfaqueado no Dama Xoc.
Enfim, comecei a trabalhar aos 15 anos, em 1994 (antes disso, ganhava uns trocos entregando coxinha em boteco, e torrava tudo em discos!). Meus primeiros salários foram integralmente dedicados a compra de discos que eu considerava essenciais à minha discografia, mas os discos dos Ramones eram muito caros na época, pois tinham lançado à época dois álbuns de muito sucesso no Brasil (a saber: Mondo Bizarro e Acid Eaters). Deles, na época, fiz questão de ter o Rocket To Russia e o Road To Ruin.
E foi nessa época que conheci um cara no colégio que curtia muito Ramones. E o cara tinha tudo de Ramones. TUDO. Esse cara tinha até o Subterranean Jungle (explicação: em 1994...1995 nao tinha internet, email, mp3...porra nenhuma! As informações musicais que tínhamos tinham que ser colhidas na galeria do rock, em revistas especializadas da época ou com "enclopedia-mens" que existiam pela cidade! Ter discos importados era privilégio para poucos! Por isso, crianças, que o rock é tão efêmero hoje! Porque o acesso à ele é fácil hoje em dia...mas isso é assunto pra outro post).
É claro que me tornei camarada desse cara. Gravava tudo o que ele tinha de Ramones.
Descobri com os discos dos Ramones que até mesmos os mestres cometem erros, já que eles gravaram álbuns bem ruizinhos (o tão cobiçado Subterranean Jungle!). Descobri (com muita pesquisa, claro) quem era o Phil Spector, que produziu tanto os Beatles como o End Of Century dos Ramones... Descobri meu álbum favorito dos Ramones: Pleseant Dreams, de 81.
Em 1994 fomos num show dos Ramones no finado Olympia, na Lapa, com abertura do Inocentes. É claro que eu, moleque de 15 anos, temi levar facadas, garrafadas, apanhar de punks e skins, mas nada disso aconteceu! Foi um show lindo, do início ao fim, uma aula de energia para qualquer banda que se preze. Os Ramones eram únicos e, no palco, acho que nunca vi uma banda com uma postura tão fria conseguir dominar uma platéia como os Ramones.
Foi um dia especial, que guardo com muito carinho na lembrança.
O tempo passou, esse camarada e eu envelhecemos, e hoje em dia nos cruzamos de vez em nunca pra tomar uns querosenes por aí. Ainda gostamos de Ramones, rock n' roll e cerveja...ainda somos amigos!
Waltinho, foi um prazer ir naquele show com você em 94. Obrigado pelos discos emprestados!

Um comentário:

belinazzi disse...

Porra,cara to véio demais pra me emocionar deste jeito e voce pode ter certeza que essa noite foi magica ,pois além de termos visto a maior banda de todos os tempos (desculpe os que não acham ),estar junto com amigos, como você , faz a gente lembrar que a vida vale a pena ...Valeu mesmo...e por toda eternidade vamos ouvir ecoar....ONE,TWO,TREE FOUR !!!!!