23 de ago. de 2010

Jello Biafra (Dead Kennedys)




Dia desses estive conversando com um primo que é bem mais novo que eu.
Moleque inteligente e tals... falou sobre quase tudo o que importa na cultura adolescente: garotas, livros, música, quadrinhos, filmes, drogas, trabalho, pais, etc.
Me chamou a atenção para o fato do garoto dizer que queria conhecer punk rock e que ele estava começando a se interar no assunto, já que gosta de rock n' roll em geral.
O conhecimento dele acerca do punk rock, mesmo com tanta informação fácil de ser colhida na internet, limita-se a bandas californianas da década passada (leia-se Green Day, Offspring e vai nessa linha. Me espantou ele dizer que conhecia o NOFX!).
Nada contra, até gosto dessas bandas, mas o som e a cultura punk é muito mais que isso.
Não é preciso dizer que, se queres conhecer um pouquinho sobre punk rock, tens obrigação de ouvir a semente... Começe com as bandas de garagem dos anos 60, como The Seeds... passe por Stooges e MC5... ouça New York Dolls... entenda as bandas dos anos 70 (Ramones, Pistols, Clash, Buzzcocks, Television), e, ao chegar nos anos 80 dê atenção ao nascimento do punk hardcore, em especial aos Dead Kennedys.
Seria pecado dizer que eles foram a "primeira banda politizada", mas talvez tenham sido a primeira banda politizada de expressão mundial.

A banda durou pouco tempo e fez 5 albuns de estúdio, todos ótimos.
No Brasil, as rádios-rock costumam tocar pelo menos dois hits do primeiro álbum: California Über Alles e Viva Las Vegas. Vá além. Ouça os álbuns, leia as letras, saiba mais sobre o vocalista Jello Biafra, procure seus trabalhos com outras bandas e com o selo Alternative Tentacles, uma das maiores instituições de apoio a música underground americana.
Se possível, ouça a banda do batera D. H. Peligro (chamada Peligro!).
Depois de feitas essas lições de casa, vá ao show que o Jello Biafra fará em São Paulo, nos dias 5 e 6 de Novembro, no Hangar 110.
Claro que o punk rock vai muito além disso, e que o Dead Kennedys não é a banda definitiva do gênero, mas sua importância é essencial para tudo o que foi feito a partir de sua existência. A banda, em formação duvidosa (sem o "pensador" Biafra) está na ativa e, se nao me falham Tico e Teco, estiveram no Brasil há pouco tempo. Mas, como eu disse, com formação duvidosa...
Acho que depois de ouvir essa banda e entender o contexto social/político/musical/cultural da época, tenho certeza de que você irá se tornar fã de punk rock.
Tem links para o primeiro e último disco de estúdio dos Kennedys, o Fresh Fruit For Rotten Vegetables (1980) e o Bedtime For Democracy (1986).
Have fun.


DOWNLOAD (FFFRV)

DOWNLOAD (BFD)

Nenhum comentário: