15 de mai. de 2010

FAITH NO MORE

ANGEL DUST (1992)

Falar do FNM é fácil. Todo mundo conhece. Todo mundo sabe quem é o Mike Patton. Todo mundo conhece os grandes hits...
Então...um breve comentário...
O FNM é uma banda antiga...do início dos 80, de S. Francisco, na Califórnia. Naquela época, os caras trocavam de formação como trocavam as cuecas. Ao adquirirem um formação mais estável, gravaram 2 discos com um vocalista (leia bem, VOCALISTA) chamado CHUCK MOSLEY. Os discos (WE CARE A LOT, de 86; e INTRODUCE YOURSELF, de 87) chamaram atenção da MTV americana e de grandes gravadoras interessadas no "metal alternativo" feito pela banda, que trazia em seu som guitarras pesadas, baixos pulsantes, linhas de teclados, numa mistura de heavy metal, punk, funk, rap e jazz.
Mas não engrenou...o problema era seu "vocalista".
Jim Martin, o então guitarrista da banda resolveu recrutar um cara que ouvira numa fita demo de uma banda local chamada MR. BUNGLE.
Foi então que o cantor (leia bem, CANTOR) Mike Patton substituiu Chuck Mosley e, em uma semana, já estaria gravando o terceiro disco da banda (THE REAL THING, de 89).
Foi um divisor de águas para a banda. O álbum catapultou a banda no mundo todo. Tocaram para um Maracanã lotado no Rock In Rio 2 em 91. A MTV tocava a exaustão as músicas da banda... e aí o talento de Patton começou a falar mais alto.
Dono de uma técnica vocal tão impressionante quanto suas bizarrices, o cara mudou a banda! No meio de uma apresentação, ele cantava músicas de grupos inusitados, como New Kids On The Block e Bee Gees. Ele tinha influência de TUDO o que era possível musicalmente! De dance music a death metal...
Não demorou para participar ativamente do processo de composição da banda, e o resultado foi o ESPLENDOROSO ANGEL DUST, de 92...na minha opinião, um dos 5 melhores álbuns da década de 90.
O disco era mais sombrio, menos "colorido", mas nao menos criativo. A parte "inusitada" era um cover dos Commodores (banda soul brega dos anos 60-70, cujo cantor era o Lionel Ritchie), "EASY". A banda adorava fazer esse tipo de coisa: tocar heavy metal e um cover inusitado, ou então "desconstruir" um cover, fazendo uma versão "country" de uma banda punk (como aconteceu com um cover feito dos Dead Kennedys).
Além disso, Patton provocava o público com bizarrices como escatologias, insultos, sacanagens, etc. Isso começou a afastar o público "menos fiel" da banda, que não sacaram que a banda era sarcástica e não queriam ser comerciais.
Infelizmente quase nenhum veículo coloca esse álbum no patamar que merece.
Este álbum é um dos melhores álbuns da década de 90 e, sem dúvidas, um dos que mais influenciaram bandas que surgiriam na década e uma das melhores amostras vocais já ouvidas por este que vos escreve.
O DISCO TODO É FODA. Se alguém pretende começar a conhecer FNM, comece por aqui.
Lembrem-se: Mike Patton é cantor. Não vocalista.

DOWNLOAD

Nenhum comentário: